Você conhece os benefícios da cerveja preta?

Cerveja preta, que também é chamada de ‘morena’, ou cerveja escura, tem vários tipos de consumidores. Atualmente, ela tem até entrado na lista de quem pretende levar a cerveja para o churrasco. Com muitos nomes no mercado, o preço, acabou mais convidativo que antes.

Tem gente que não toma outro tipo de cerveja, e nem considera a Malzbier como uma cerveja de verdade. Pois é. Tem também aqueles que tomam a cerveja escura porque ela traz muitos benefícios à saúde. E, tem quem bebe todos os tipos de cerveja, e aprecia a escura tradicional – esta sim com malte tostado.

Tem até lactante que toma porque diz estimular ‘a fabricação do leite’. Bom, vale dizer que álcool e amamentação não são muito compatíveis, então, cerveja com qualquer graduação alcoólica não deve chegar nem perto de quem amamenta.

O que torna a cerveja escura uma grande opção para variar o paladar, é o mix de aromas que podemos sentir. Você encontra de caramelo e café, até chocolate e avelãs, com uma coloração que pode ir do malte transparente até um turvo bem escuro e turvo.

Curiosamente, ao contrario do que se pensa, não é por causa do malte ‘tostado’ que a maiorias das marcas comerciais tem esta cor. É caramelo acrescentado para este fim mesmo. E os aromas de avelã e chocolate também não são por causa da adição destes dois. Exceto nas cervejas escuras especiais e artesanais.

Cerveja preta Malzbier no Brasil é cerveja como as outras…

É bem assim mesmo. Cerveja preta passa por um processo parecido com o das outras cervejas, só que a fermentação ocorre com temperatura 0°C. Em seguida, há a filtração. Depois de filtrada, ela recebe o caramelo, que muda a cor, e o xarope de açúcar.

Claro, tem Malzbier (cerveja geralmente escura, doce e aromática) mas que é mais amarga, outras onde o doce é mais presente. Tem uma infinidade de receitas – de comida mesmo – que levam cerveja escura na composição. Até cerveja amanteigada usa. Aqui no país ainda achamos – a maioria de nós acha – que a cerveja preta é cerveja como as outras. Mas lá do outro lado do oceano, especificamente na Alemanha e em outros lugares da Europa, a cerveja escura passou a ser vista apenas como ‘bebida energética’.

Os rótulos com cervejas de menor graduação alcoólica, cerca de 1,0%, não são considerados como bebidas alcoólicas propriamente. Só, um drink energético, por causa dos outros ingredientes. E não é mito, a cerveja – seja clara ou escura – pode dar um up na energia. Fato que se for com álcool, você tem um pico e uma queda, porque o álcool vai cobrar depois. Na versão quase alcohol free, não tem este problema.

Mas não se engane, nem toda cerveja escura é tão ‘levinha’ assim. Um exemplo clássico é a inglesa Imperial Stout, com graduação alcoólica variando entre 10% e 12%. Se você considerar que o consumo da Malzbier aumenta no inverno, tanto alcool, faz sentido.

Quer uma desculpa para beber uma cerveja escura? Tudo bem, a gente listou abaixo alguns benefícios, você pode escolher um para chamar de seu.

Os 8 melhores benefícios da cerveja preta

Tudo bem, se você usa isto como desculpa, é melhor saber um pouco mais sobre os benefícios que esta cerveja traz. Assim, quando alguém perguntar, você pode responder sem titubear. No fundo, a não é preciso desculpa para apreciar este tipo de cerveja, mas saber que o hábito tem algo de bom, vale a pena.

Cerveja escura previne a formação de coágulos no sangue, e ainda é rica em ferro, melhorando a circulação sanguínea. – Detalhe, para melhorar a circulação, a cerveja precisa ser aquecida;

É uma fonte de energia – uma opção ao café, principalmente quando com baixo teor alcoólico;

Auxilia o trabalho do coração. Isto porque tem antioxidantes naturais, e ajuda na recuperação celular;

Previne a catarata. Isto é cientifico, não é desculpa apenas, viu? Ainda mais para quem tem alguma chance de catarata por hereditariedade. A cerveja preta ajuda a evitar o desenvolvimento.;

Ajuda a aumentar o bom colesterol. A cerveja ajuda a aumentar o HDL. A dieta é de uma a duas latas por dia, apenas;

Ajuda no bom funcionamento intestinal. É sério, ela ajuda na digestão de alimentos. E assim, faz com que tudo funcione bem na sequência. Pode ser que você não queira usar isto como desculpa, mas é verdade;

Pode ser usado para hidratar a pele. Tem SPA usando cerveja como base em hidratação de pele, e a receita é simples, é só deixar a cerveja preta no rosto por alguns minutos. Claro, nada impede de que você beba um copo ou outro durante o processo;

Ajuda a reduzir a chance de pedras nos rins. Por esta, quase ninguém espera. O fato é que se bebida de forma equilibrada, é possível fazer bem aos rins.
Mas, se tudo isto não for motivo o bastante, você pode dizer que bebe porque faz o seu estilo. Afinal, é uma cerveja normalmente encorpada e mais forte -não necessariamente- e sim, você tem direito de beber o tipo de cerveja que quiser. Desde que seja maior de 18 anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *